Toriko é shounen de verdade

Toriko é shounen de verdade

1 de dezembro de 2011 10 Por Ferio
Compartilhe!!!

Nunca imaginei que nos meus humildes anos de vida colocar “shounen”, “comida” e “talheres” na mesma frase estaria relacionado à descrever uma história tão boa quanto Toriko.

Foi um grande choque, na realidade. Andava lendo somente volumes únicos, como Hiroshima e Hoshi no Koe, quando me deparei com essa série (que inclusive foi indicação do BeGOD). Animei de ler pois afirmaram ser um pouco parecido com Hunter X Hunter, mas que se tratava sobre comida.

Como é um mangá da Jump, eu fui esperando pelo menos uma leitura divertida. Mas ao invés de algo ruim como Bleach ou raso como Naruto, me deparei com um universo denso, bem desenvolvido e personagens carismáticos. A história logo de cara bota na mesa os elementos que compõem o mangá: Bishoku-yas (equivalentes à caçadores gourmet de Hunter x Hunter), chefs, aventura, porrada, comida e mais comida. Mesmo com toda essa descrição, algum leitor de primeira viagem pode pensar que as lutas em Toriko são ruins, mas na verdade, tem um bom nível de inteligência, estratégia e a fodeza típica de shounens da jump.

Toriko

Toriko ainda está “no começo”. Tem 17 volumes, com arcos de histórias relativamente pequenos (ao menos os primeiros são assim). Além de lidar com lutas, comida e fama (o Toriko é bem famoso no universo que vive), o autor se dá ao trabalho de demonstrar trabalho em equipe, e como a experiência e perseverança dos personagens serve pra contornar certas situações. Além disso, é sempre interessante ler a evolução de personagens carismáticos.

A série também possui um anime, atualmente no episódio 34. Ainda não tive a chance de conferir a animação e o trabalho dos seiyuus, mas se for fiel ao mangá, imagino que seja muito bom.

Se você tem dúvidas sobre qual série merece ser lida, dê uma chance à Toriko e Komatsu, nas suas aventuras para montar uma refeição completa.