Overhaul Games revisitará a série Baldur’s Gate
Baldur’s Gate é um RPG antigo, de PC, baseado no sistema de RPG de mesa AD&D (segunda edição do famoso Dungeons and Dragons) e ambientado em Faerûn, o cenário dos suplementos de Forgotten Realms. Se você não entendeu nada até agora, não se preocupe, só há a necessidade de saber que Baldur’s Gate é um grande jogo e um RPG de verdade.
Talvez seja um pouco exagerado dizer que os JRPGs dos anos 90 não sejam RPGs de verdade, mas sempre enxerguei assim. Devido à s limitações, você não tinha muitas opções de interferir no rumo da história, e não podia fazer seu personagem ser “do jeito que você queria”. Claro que houveram avanços, como os múltiplos finais de Final Fantasy VI e Chrono Trigger, mas ainda assim não era possÃvel sair matando as pessoas nas cidades e vilas. Em Baldur’s Gate tudo isso era possÃvel, mas carregava pesadas consequências como prisão ou morte.
Havia uma outra diferença marcante: o fato de você poder construir o seu personagem bem ao seu modo. Em D&D existem seis atributos que influenciam diferentes perÃcias e habilidades de combate. Magia é influenciada por inteligência, e sua capacidade de acertar o inimigo é baseada na força (e não na destreza). Existiam referências à sistemas confusos do AD&D, como o TAC0, mas você se acostumava relativamente rápido com eles, devido ao seu constante uso.
A história e os outros personagens do seu grupo também eram bem construÃdos, e muitas vezes aconteciam disputas porque um personagem era bom e outro mau. As tendências fazem diferença nos jogos baseados em D&D, com o bem e o mal influenciando até as magias que um clérigo poderia usar. Há também todo o universo mitológico com suas raças, classes e florestas gigantes (e magia, obviamente); e Faerûn é o lugar perfeito para ambientar tudo isso. Provavelmente é o maior e mais desenvolvido cenário de fantasia medieval da atualidade, e também o era na época que Baldur’s Gate foi concebido.
Mas independente disso, o D&D evoluiu, e deixou a fórmula de Baldur’s Gate ultrapassada. Mas sua mecânica de jogo e o foco na tática de combate perduraram por várias gerações, com vários conceitos sendo reutilizados em jogos como Star Wars: Knights of The Old Republic e Dragon Age. O jogo original foi desenvolvido pela Bioware, mas esta não demonstrou interesse em continuar a série (pelo menos até agora), e um dos desenvolvedores de Baldur’s Gate fundou seu próprio estúdio, a Overhaul Games.
Têm-se falado muito da importância de Baldur’s Gate para a construção dos RPGs no ocidente, e com muita razão. E recentemente a Overhaul Games anunciou uma versão melhorada do jogo, chamada Baldur’s Gate: Enhanced Edition. Já está oficialmente anunciada para iPad, com data de lançamento para meados de Julho de 2012. A versão melhorada contará com todo o conteúdo do jogo original, incluindo a expansão Tales of the Sword Coast, além de conteúdo novo, como quests e um novo personagem. O jogo rodará em uma versão modificada da Infinity Engine e terá gráficos completamente reconstruÃdos.
Talvez seja mesmo uma boa hora para revisitar Faerûn e, quem sabe, Netheril.