Levante-se!

Levante-se!

20 de junho de 2008 48 Por Xande
Compartilhe!!!

Depois de alguns meses, finalmente consegui terminar a animação mais difícil da minha vida. A fiz com a intenção de participar do Animamundi Web 2008 e acabei terminando perto do prazo final. Agora é mandar e torcer pra ser selecionada.

Tirando isso, a minha idéia era criar algo bem diferente de tudo que já fiz. Queria tentar o que sempre quis desde que me tornei desenhista e animador: uma animação no estilo dos japoneses.

Optei por fazer sozinho, pois queria seguir o que me desse vontade, seguir o que eu achava legal, seguir e saber até onde eu poderia chegar. A cada cena que fazia era um aprendizado novo, e nesse ponto, me sinto orgulhoso de ter terminado algo que nem sabia se conseguiria fazer.

O roteiro eu quis fazer algo simples, já que não sou roteirista, e também fiz pensando em algo que quem visse, pudesse se identificar.

Com isso, já sabia o que fazer, mas não sabia como ao certo.

Durante uma das milhares de conversas que tive com o BeGOD, resolvemos falar do Rocky. Bom, sempre gostei dos filmes desde pequeno (vou fazer 27 anos dia 22 de junho) e ele também. Mas, eu não via os filmes há muito tempo, então, depois da conversa, me empolguei para ver os filmes. Foi uma surpresa, já que quando eu era pequeno, eu gostava mesmo era das lutas, e quando vi Rocky I, gostei do roteiro! Uma obra-prima de poucos recursos. Genial!

Isso bastaria, mas…
Lá vem o BeGOD de novo, e disse pra que eu visse uma série animada chamada Hajime No Ippo. Dito e feito, vi milhares de vezes a série e os filmes do Rocky após isso, e vi que seria esse o caminho que eu queria seguir.

Sempre quis fazer algo com esporte, mais precisamente com futebol, mas analisem comigo:

  • Estádio
  • 11 jogadores de cada lado
  • Juiz, bandeirinhas, banco de reservas, torcedores, etc.

Boxe:

  • Ringue (usando a mesma técnica do Rocky “iluminação no ringue e o resto escuro”)
  • Juiz
  • Dois caras se batendo

Qual dos dois vocês acham menos difícil de animar?
Pois bem, fui movido pela empolgação e pela “facilidade”.

Comecei as cenas, e fui caprichando em cada uma delas, sem pensar no tamanho que ficaria o swf. Resumindo: na metade da animação ela já tinha 20mb.

Foi quando eu pensei em ver no site do Animamundi se tinha restrição para o tamanho do arquivo. (burro)

Claro que tinha, já que as animações são voltadas para web. A limitação é de 5mb!
Foi um balde de água fria. Tive tanto trabalho pra nada!

Pensei em desistir, já que estava na metade, e não imaginava como deixar ela completa com apenas 5mb, já que a parte mais pesada é da metade pra frente.

Comecei a retalhar a animação! Não tem coisa mais deprimente para um animador do que isso. Mas, ou fazia isso para poder mandar pro animamundi, ou seguia em frente e seria uma animação “perdida”.

Cortei boa parte dela, tirei detalhes de tudo o que podia e dava, e confesso que gostei mais desse começo do que do antigo que era a luta que ele perdia. Mas teve detalhes que foi triste deixar de fora.

A partir daí, tive que mudar o rumo dos desenhos e animação. Usar imagens em várias cenas, animar alguns movimentos como se fossem bonecos de articulação, pois tinha que tomar o menor espaço possível para que no final ficasse beirando os tais 5mb.

Quando terminei, ficou com 12mb. Já esperava que não conseguiria, então, tive que diminuir a qualidade das músicas, deixando a animação com 10mb. Faltava metade.

Mudei mais cenas e outros detalhes. Cheguei a 9mb (que é a versão que está aqui). Não tinha mais como diminuir. Aí recorri a programas na internet. Testei vários. Até que encontrei um que conseguiu fazer com que a animação ficasse com 4.8mb sem perder muita qualidade nos desenhos.

Sobre as músicas:

Quando comecei a fazer a animação eu não tinha pensado nelas, pois achava que seria fácil achar algumas para encaixar. Chegou em uma parte que eu comecei a ouvir as musicas aqui no meu PC para escolher. Ouvi TODAS! NENHUMA FICAVA BOA COMO EU QUERIA! Um tema tão simples, tinha que ter alguma música.

Mas…Tinha uma pasta que eu não tinha ouvido, e era a pasta com as músicas do Fatale.
Ouvi uma por uma…quando percebi que tinha três músicas que encaixariam perfeitamente com a animação! O que também mudou o rumo dela, já que minha idéia era usar só partes instrumentais e ir usando textos no meio da animação. Mas as músicas falavam exatamente a idéia que eu queria passar! BINGO! Caíram como uma luva.

Quando terminei a animação, o BeGOD mandou ela para o Fernando (vocalista da banda e amigo dele), que recebeu muito bem a animação, o que surpreendeu a gente e me deixou bastante feliz! Aproveito aqui o espaço para agradecer ele (Fernando) e toda a Banda Fatale!

Depois de tantos problemas, mudanças, dias e mais dias fazendo a animação, consegui concluir.

Espero que gostem dela como eu gostei!


Animação: Alexandre VellosoOBS: animação escolhida para a final do Animamundi web 2008 aprenda a votar AQUI.