Hunter X Hunter – Tem como ser melhor?
Pensei um pouco aqui sobre todos os mangás que li na vida, e sobre todos os quadrinhos e livros também, e cheguei a uma conclusão relativamente óbvia, mas não menos importante (e incrÃvel): Hunter X Hunter é supremo.
Pois é, pode parecer papo de fanboy, mas analisando um pouco mais a fundo, dá pra ver as camadas psicológicas dos personagens, e algumas coisas menos tÃpicas nos shonens (principalmente da jump), que é o foco REALMENTE nos personagens, e não nas situações. Além disso, o Togashi criou um universo tão denso, que eu consigo comparar facilmente com a Terra Média do Tolkien (mas um tanto menos complexo, claro).
Pra quem lê o mangá atentamente, vai notar que há uma explicação pra fenômenos paranormais, entidades “divinas” e até mesmo a recompensa pelo esforço. Um exemplo ENORME da complexidade desse universo de Hunter X Hunter é a Greed Island (o jogo). Precisei ler essa parte do mangá três vezes pra entender realmente as implicações dela. Quando você se dá conta que tudo ali foi construÃdo com o Nen, e que o propósito por trás daquele construto gigantesco é o aprendizado, o trabalho em equipe e a recompensa, você consegue entender o quão profundo, complexo e denso é o universo de Hunter X Hunter.
Ah sim, o Nen. Talvez algumas pessoas leiam isso e fiquem se perguntando o que é, então vou explicar. No universo de Hunter X Hunter, todas as pessoas nascem com um “dom”, que é uma afinidade pra um tipo de Nen. Nen é o nome que eles dão pra energia (pro ki, chi, qi, como quiser escrever), e a maneira como a pessoa usa/manipula essa energia. Ele é dividido em seis categorias: reforço (porrada), manipulação (controla objetos ou pessoas), materialização (construir objetos de energia, inclusive seres relativamente inteligentes), emissão (ataques à distancia, projeções), transformação (muda as propriedades da energia pessoal) e especial (todas as outras coisas não descritas antes).
Cada personagem tem um dom em um desses campos, e pode aprender os campos adjacentes com maior eficácia, enquanto os demais campos ele aprende bem menos. Juntando essa informação com a personalidade e propósito do personagem, podem ser criadas inúmeras formas diferentes de utilizar o Nen (como o próprio jogo Greed Island, ou os poderes que Kurapika desenvolve em nome da vingança). Provavelmente, nenhum outro mangá escrito até hoje possui um universo tão denso quanto o de Hunter X Hunter. Considero o “ambiente” mais propÃcio para um shonen também.
É uma pena que a periodicidade do mangá seja tão ruim, e que existam poucos jogos (e outras formas de entretenimento, como livros ou spin offs) que utilizem esse universo tão profundo criado pelo Togashi.
Segundo o Hisoka, as pessoas tem uma personalidade ligada ao tipo de Nen que elas estão associadas.
Pessoas do reforço são simplórios, persistentes e determinados
Pessoas da transformação são caprichosas, mentirosos e imprevisÃveis
Pessoas da manipulação são racionais, disciplinadas e tem o seu próprio ritmo
Pessoas da emissão são impacientes, nada detalhistas e tem problemas de atenção
Pessoas da materialização se irritam com facilidade, e possuem uma sensibilidade (social ou estética) aguçada
Pessoas do nen especial são carismáticas, independentes e versáteis
Eu provavelmente cairia no grupo do reforço.
E você, qual tipo seria?