Gurren Lagann: escavando ao além
Em um futuro distante e (como sempre) pós-apocalÃptico, os humanos foram confinados a viver em vilas e cidades subterrâneas.
Simon é um garoto de 14 anos e escavador de uma dessas vilas, órfão e rejeitado por boa parte da vila, exceto por seu amigo Kamina, um rapaz de personalidade inquieta e impulsos incontroláveis, que diz já ter ido para a superfÃcie com seu pai quando era criança.
Em uma de suas escavações Simon encontra o robô chamado Lagann, na paralela um grande robô invade a vila enquanto batalha com Yoko, uma garota com grande afinidade para rifles e roupas ousadas (…) que diz vir da superfÃcie.
Simon acaba acionando Lagann para batalhar com o grande robô invasor e sair da vila, com este pequeno grupo unido, começa a grande aventura épica da brigada Gurren-Lagann.
Ao longo do anime, encontram personagens bem interessantes, inimigos marcantes e uma evolução constante dos personagens e do mundo que os cerca, rodeados por um universo de brocas e espirais, e envolvidos em uma história misteriosa de um passado enigmático.
Muitos robôs poderosos de ótimo design, muito bom humor, um enredo criativo bem encaixado e desenvolvido em 27 episódios de ação constante, e emoções combinadas que grudam você no próximo episódio.
A FANTÃSTICA animação proporcionada pelo nosso querido estúdio Gainax (Kare Kano, Evangelion, FuriKuri) torna tudo muito mais interessante, e a trilha sonora não fica atrás, acompanhando com harmonia e empolgando. Merecedor de ser o vencedor do Tokyo Anime Award 2008 nas categorias “TV” e “Design de Personagens” (Atsusuhi Nishigori).
Vale lembrar que apesar disso houve um escândalo em 2007, enquanto o anime estava sendo exibido. Uma funcionária da Gainax que visitava o site 2chan, bateu boca com seus usuários abertamente ao receber crÃticas do anime e principalmente na queda de qualidade da animação do quarto episódio, dizendo coisas como “morra otaku nojento” e proclamando “esses amadores estão achando que entendem tudo”.
O produtor Akai Takami de Tengen Toppa Gurren Lagann ficou em maus lençóis, pois começou uma campanha no 2chan boicotando a própria Gainax e o anime enquanto ele ainda estava sendo exibido. Mesmo não concordando com o ocorrido, Akai Takami se responsabilizou e se afastou de seu cargo de produtor do anime, juntamente com sua posição de membro da Gainax, pedindo desculpas aos telespectadores e aos usuários do 2chan. A funcionária em questão levou uma bronca dos superiores e diz estar arrependida. Akai Takami trabalhou por 5 anos no projeto do anime Gurren Lagann.
Veja o primeiro episódio: