A espera acabou: Gran Turismo 5
6 anos de espera, entre teasers, trailers, demos e datas adiadas. Vale a pena esperar? Isso eu respondo no final do post. Deixe-me divagar sobre o jogo.
Primeiramente é de enorme contraste, a quantidade de carros disputando a mesma corrida. Aquele velho limite que houve até a quarta edição de Gran Turismo não existe mais. Os primeiros campeonatos que corri tinham um default de 8 competidores, mas vi corridas que haviam até 20 carros na pista. O antigo modo garagem que você compra um carro zuadinho, e vai ganhando corridas, juntando grana, comprando carros melhores, ganhando carros, tirando licenças, ainda existe, mas agora os testes de licenças finalmente ficaram um pouco diferentes, e arrisco a dizer, um pouco mais difÃceis.
As novidades ficam por conta de um modo onde você é uma espécie técnico e vai dando ordens pro seu piloto durante a corrida, como forçar ultrapassagem, ficar de boa, ou arrebentar na direção. Chato, sem mais. O legal mesmo é pilotar, pô! Outra novidade, é claro, as disputas online, é óbvio o que acontece nelas mas ainda assim você encontra seus amigos da sua lista e pode trocar carros, fotos e também intimar pros pegas.
Agora também há um esquema de experiência e level herdado dos RPGs. A cada corrida ganha ou prova de licença, você vai subindo nos nÃveis, o que acaba permitindo a entrada nas corridas mais avançadas e outros unlocks como peças de carro e corridas especiais (de kart, Nascar, etc.).
A quantidade de carros disponÃveis na loja do modo garagem, à primeira vista, é desanimador quando se comparado aos GT3 e 4, mas claro que haverão carros, pistas e vai saber mais o quê, para download pago.
Quanto aos gráficos, todos concordam que não havia muito o que melhorar do PS2. Mas havia sim! Os cenários são monstruosamente detalhados e agora até há humanos trabalhando na pista. Mas o maior prestÃgio do Gran Turismo 5, tornou-se seu maior pecado. As sombras dos carros são HORRÃVEIS, nojentas mesmo! É um serrilhado nojento que aparece nas sombras dos closes e das câmeras de replay, e também preciso citar os humanos do jogo, onde de capacetes eles são OK, mas quando aparece o Jeff Gordon da Nascar pra te dar dicas de pilotagem, a broxada é instantânea! Porra, levaram 6 anos e deixaram essas mancadas passar?!
Pra terminar de sentar o sarrafo, o jogo dá lag mesmo em modo OFFLINE! Sim, você não leu errado! Dentro do jogo há uma lista de mensagens do desenvolvedor sobre novidades e problemas. Esse lag offline se dá por que o jogo está trocando informações com os servidores a todo momento, mesmo que você não esteja jogando online. A solução por hora deles? Desligar sua rede! É brincadeira?! Sem falar que não faz nem uma semana que lançou e já tive que baixar um patch de mais de 130 mb pro jogo.
Lembram que jogos pesados você instala na HD do console? Se preparem, agora o espaço dedicado ao jogo terá de ser 8 gb, o que é recomendável fazer, já que o jogo é pesado, e sem parte dele instalado na HD, os loadings serão um tiro nas bolas!
Respondendo agora a pergunta que deixei no inÃcio do post: SIM! Valeu muito a pena esperar pelo jogo! É o jogo de corrida definitivo dos video-games, realidade ao extremo! Tirando os pontos ruins, é fácil causar um acidente na corrida por se distrair ao vislumbrar os cenários! E como não pirar no ronco de arranque dos carros da Nascar?!
Você ainda não tem pelos no rosto e gasta a mesada dos seus pais em doce? Continue no mundo fantasioso dos Need For Speed, porque Gran Turismo é coisa SÉRIA!
Lançamento oficial no Brasil em 7 de dezembro, apenas para Playstation 3. As pré-vendas no Brasil dão direito ao download do Nissan GT-R e da McLaren F1, e a edição de colecionador, além do download desses 3 carros, acompanha chaveiro, miniatura e livro com a descrição dos carros do jogo.
Aloha!